Porque Blockchain e Bitcoin é Importante Para A Sua Companhia ou Startup

Porque Blockchain e Bitcoin é Importante Para A Sua Companhia ou Startup

As ideias em torno do aumento de popularidade do Bitcoin mudaram o tom da conversa, de simples moeda digital para os efeitos que as blockchains causarão e seu valor para as empresas. Apenas começamos a entender as implicações de um sistema de registro público imutável. Mas podemos ver que é o inicio de uma nova era.

A chegada da internet em 1993 mudou tudo. O navegador era um programa gráfico onde antes só havia textos, e varreu tudo que havia antes. Você se lembra da internet em 1998, cinco anos após sua criação? Não havia Google, nem Youtube, ou Amazon. E seu sonho de consumo era um modem de 56k, que havia acabado de ser lançado.

Em 2014, quando o Bitcoin tinha 5 anos, a diferença entre aquela moeda digital e o conceito geral de blockchain começou a ser discutido. Hoje se entende que moedas digitais usam blockchains, mas os blockchains são um produto em si.

Meses atrás, estive na Europa e passei um dia com os membros do parlamento Europeu, auxiliando na criação de uma resolução sobre moedas virtuais, que auxiliaria na criação de um regulamento Europeu, como parte de um grupo especial de Regulamentação Bitcoin. Minha empresa, Bitwage, também está ativa na Blockchain Alliance, que trabalha diretamente com agências reguladoras e controladoras nos Estados Unidos e além, criando laços entre o mercado de bitcoin e os governos.

Estas são as 4 razões porque os blockchains interessam tanto às empresas:
1 – Prova de Autenticidade
2 – Autenticação de Informação
3 – Agregação de Informação
4 - Acerto de Transação.

A Bitwage é o maior exemplo de situação onde uma companhia de Bitcoin avançou em direção a um mercado que deve se beneficiar das tecnologias de blockchain.

Hoje, se uma empresa nos EUA quiser pagar seus funcionários no Brasil, ela pode fazer uma transferência bancária, esperar pacientemente por uma casa de câmbio converter o dinheiro, torcer para não dar nenhum problema no caminho, e nisso se passou uma semana.

A empresa Americana pode evitar todos estes intermediários e demoras. O que fazemos reduz para menos de 2 dias o que levaria de 5 a 15, e com 1/8 do custo.

Se você quer começar algo próprio, olhe para as situações onde há demora e você sabe que pode ser feito de forma imediata, ou onde há muitas mãos realizando o trabalho de uma pessoa. Quando a internet tinha 5 anos, Mark Zuckerberg estava entrando no ensino médio. O Facebook viria 6 anos depois. As maiores estórias de sucesso dos blockchains e das moedas digitais ainda não foram nem imaginadas. É com você, ainda há tempo.
Jonathan Chester

Jonathan Chester é presidente da Bitwage e correspondente da forbes para assuntos de blockchain e bitcoin.
Artigo Original
http://www.forbes.com/sites/jonathanchester/2016/06/01/why-the-bitcoin-blockchain-matters-for-your-company-or-startup/3/#bb009ab2ab7f